Entrevista: Mark Ruffalo sobre "O poder de cura de nossos parentes"





"I know this much is true" é uma série da HBO em seis partes que aborda as histórias de família e o tópico de mulheres nativas desaparecidas e assassinadas

O ator  premiado e indicado ao Oscar Mark Ruffalo é bem conhecido por uma infinidade de coisas na indústria cinematográfica de hoje, incluindo o seu papel principal como Dr. Bruce Banner / Hulk no Universo Marvel, e Avengers: Endgame, o filme mais lucrativo da história. Ruffalo também é conhecido por seu ativismo e alianças com questões do povo indígena, quando viajou para Standing Rock no auge dos protestos do NoDAPL e manteve uma aliança com os protetores de água nativos.
Mais recentemente, Ruffalo se juntou ao ator  Paul Rudd (Vingadores: Ultimato, Homem Formiga), diretor indígena Taika Waititi e ao presidente da Navajo Jonathan Nez, em uma transmissão ao vivo no Facebook intitulada “Chamando todos os heróis para proteger o sagrado”, a fim de espalhar a mensagem sobre a disseminação. da COVID-19 na nação navajo, bem como em outras comunidades nativas em todo o país.

Mas, mais recentemente, Mark Ruffalo como produtor executivo lançou em conjunto com a HBO, uma mini-série de seis partes intitulada "I know this much is true" A série de seis partes é baseada no romance de Wally Lamb e explora a história de vida de dois irmãos, Dominick e Thomas Birdsey, ambos interpretados por Ruffalo. Dominick é um pintor de casas que luta para lidar com seu irmão esquizofrênico paranóico, Thomas, que piora progressivamente com a idade, e Dominick, que faz a promessa de cuidar de seu irmão a sua mãe moribunda, trabalha para tirá-lo de uma instituição de segurança máxima após um incidente preocupante. No filme, Dominick também embarca em uma busca para aprender sobre a própria história da família, que investiga os temas de imigrantes italianos, nativos americanos nos primórdios da América e muito mais.

Em uma conversa com Mark Ruffalo, o ator premiado discute sua compreensão de Dominick e Thomas e fala sobre sua apreciação da região indígena e por que ele direciona seus esforços para permanecer como um aliado do povo indígena.



Vincent Schilling: Obrigado por reservar um tempo para falar comigo e com o Indian Country Today. Fiquei realmente emocionado quando o pessoal da HBO falou sobre: "I know this much is true". Eu tenho minha lista de perguntas, mas antes de tudo, Mark, o que ressoa com você sobre esse projeto?

Mark Ruffalo: Estar na COVID ... é realmente sobre a importância das nossas relações. É apenas algo que acho que todos temos como certo, porque estamos muito ocupados o tempo todo. Mas é aí que todo o significado de nossas vidas realmente vem de onde aprendemos, onde crescemos, onde somos mais vulneráveis. Foi isso que realmente me impressionou nesta história e como as relações intergeracionais nos afetam.
Quando estamos trabalhando para curar a nós mesmos, na verdade estamos trabalhando para curar todas essas coisas intergeracionais que estamos carregando, que, como não por culpa nossa, nos resta lidar.

Vincent Schilling: Como se tivéssemos que escolher a fita por fita danos no DNA de trauma intergeracional?

Mark Ruffalo: Basicamente, sim.




Vincent Schilling: Essa maldição histórica que você carrega na interpretação de seu personagem, Dominick, passa por tragédia após tragédia. Cada parte, pelo menos para mim, e considerando todo o trauma intergeracional no pais indígena, bem como as coisas que experimentei em minha própria vida, eu reconheci tudo.
Importante nesta história, existem alguns temas nativos ressonantes e atores nativos, como Michael Greyeyes e Tatanka Means, que ajudam a promover a história contada em "I know this much is true".

Mark Ruffalo: Esses temas nativos têm sido muito curativos para mim e me proporcionam um contexto de um mundo que dá sentido, que dá ressonância e faz com que você não se sinta tão sozinho. Meu amigo Chuck Archambault tem me ensinado palavras na língua Lakota. O único conceito que eu conhecia, mas realmente não entendia direito era Mitakuye Oyasin, que é 'Todos somos parentes'. É como tudo, o mundo mineral e o mundo vegetal, o mundo animal e o céu. Entender e olhar pela minha janela e dizer: 'Estou relacionado com essa árvore e com aqueles arbustos e com o pássaro' teve um impacto muito bom de cura e calmante em mim.
E, tematicamente, isso está na história, sabia? E, claro, a coisa toda é arredondada. Mas é claro que não queríamos que este fosse o nativo mágico.

[O personagem de Michael Greyeyes] dá um presente enorme a Dominick, e acho que é o começo da cura para Dominick. De onde ele vem é parte essencial da história e do trauma americano.
Quando li isso como cinco anos atrás. Eu não sabia qual o impacto que a parte nativa da história teria na minha própria vida e paralela à minha vida. Eu lutei ao lado do Haudenosaunee e do Onondaga para parar de fraturar no estado de Nova York. Lembro-me de estar sentado com Mona Polacca e a oração na água, e estávamos lutando por nossa mãe. Todas as vezes em meu desespero, fui conduzido por meus amigos nativos, sua filosofia e sua resiliência. E então, foi realmente bonito e emocionante para mim que essa história honrasse e traga isso para o enquadramento da experiência imigrante aqui.

Vincent Schilling: Isso nem sempre foi uma história bonita.

Mark Ruffalo: Po--a não!



Vincent Schilling: Então, como essa história foi trazida a você?

Mark Ruffalo: Wally Lamb está na 20th Century Fox há 16 anos. Eles estavam tentando desenvolvê-lo e transformá-lo em um filme e ele me disse: 'Acho que eles tinham 22 rascunhos diferentes de tentar transformá-lo em um filme'. ”A agente literária de Lamb estendeu a mão e ela disse: 'O livro de Wally Lamb, "I know this much is true", está prestes a sair da Fox. E ele perguntou expressamente se você estaria interessado em optar e fazê-lo. 'E eu não tinha lido na época. Todos os meus amigos leram e adoraram. E eu sendo disléxico e com um pouco de TDAH, eu ainda o leio literalmente em um fim de semana. Eu literalmente deitei na cama por três dias e estava trabalhando em outro emprego e adorei. E isso me comoveu, a experiência ítalo-americana, o fato de não serem um bando de gângsteres, mas o sentimento de uma maldição familiar, posso me relacionar com uma doença mental, está aí. Os relacionamentos entre irmãos são universais. Quero dizer, é aí que tudo vive em nós.
E então, essa coisa redentora no final, onde há grandeza em nossas vidas. Temos que ser humanos para realmente viver a experiência humana. Se você não está nas mídias sociais, as pessoas sofrem, cara. E sofremos perdas e sofremos desespero e sofremos reveses. Mas temos alguma graça e isso está em nossa capacidade de perdoar um ao outro e a nós mesmos amar, encontrar amor, ver que todos estamos relacionados de alguma maneira, que existem coisas que, qualquer que fosse o Criador, tinha alguma graça para nós, que não fomos feitos para sofrer sem algum tesouro que nos foi devolvido por nosso sofrimento.
E esse é o nosso crescimento como seres humanos, sabia? E eu senti que era pesado o suficiente e desafiador o suficiente para ser impossível de fazer, o que me atraiu como ator e apenas se esforçou como artista, apenas constantemente se esforçando. E fiquei emocionado com isso. Fiquei realmente emocionado com isso. E foi isso que me fez dizer: "Eu tenho que fazer isso". Então, é exatamente o quanto eu me comovi com o quanto eu me relacionei com isso.

Vincent Schilling: Fiquei emocionado com isso. Fiquei comovido com cada pedaço disso. E dizendo isso, e porque eu sou obcecado pelo universo Marvel, quero reconhecê-lo pelo trabalho que você fez no universo Marvel. Claro, esse é um aspecto da sua vida que você faz há muitos, muitos anos. E, como você interpretou Bruce Banner e o Hulk, eu te troquei em um sentido, não prendi você, mas apenas reconheci seu trabalho nessa arena.
Mas ver isso e ver o que você fez o levou a um novo nível. Também apreciei uma tremenda performance de Rosie O'Donnell.



Mark Ruffalo: Ela é uma revelação! Aquela cena quando ela vê Dominick é tão bonita.

Vincent Schilling: Também excelente atuação de Michael Grayeyes, Tatanka Means e outros atores nativos, além de Archie Punjabi. John Procaccino, que interpretou seu padrasto Ray Birdsey, também foi excelente.

Mark Ruffalo: Ele é ótimo. Ele é outra revelação.

Vincent Schilling: Nesta história, você abordou o tópico de mulheres e meninas indígenas desaparecidas e assassinadas. Sem revelar nada em termos do enredo, você resolveu o problema sem dar uma resolução ao público. Isso ressoou comigo porque muitas famílias ficam sem uma resolução na vida real. Você levantou esse problema e não responde à pergunta.

Mark Ruffalo: Não. Portanto, não há respostas. Esse é o Wally Lamb.

Vincent Schilling: Seu personagem Dominick é um homem com uma incrível luta pela vida e é um cara cheio de raiva que é completamente co-dependente de seu irmão com problemas mentais. Não consigo imaginar a jornada como ator que você continuou porque foi um investimento emocional incrível, uma jornada incrivelmente emocional. E para fazer isso, você teve que mergulhar completamente. Mas o que eu preciso saber é como você emergiu de tudo isso, saindo desse desastre emocional que você não consegue desviar o olhar por algum motivo, a fumaça limpa. E como você se sente com isso? E é quase como você assistiu, ou você entrou em combate e saiu bem. Talvez todo mundo ao seu redor tenha morrido, mas você saiu dos escombros e eu só estou curioso para saber o que você sente por ter aparecido de tudo isso?

Mark Ruffalo: Eu, pessoalmente?

Vincent Schilling: Sim



Mark Ruffalo: Eu vou lhe dizer, quando foi ao ar naquela primeira noite, fiquei meio arrasado. Quero dizer, eu me senti muito exposto e vulnerável e não sabia como, muitas das críticas eram do tipo "Isso é muito pesado para o momento em que estamos vivendo". Esse foi um grande sentimento, e eu estava me sentindo meio devastado. Nosso Rotten Tomatoes foi de 50%. Nós não estávamos indo muito bem.

E eu vou lhe dizer uma coisa, você tem que trabalhar duro para fazer um projeto ruim. E, portanto, sempre dá muito trabalho e, para vê-lo, parecia: "Oh, não, talvez seja a hora errada. Talvez o mundo não esteja neste lugar para ter esse tipo de discussão". Embora isso seria realmente triste.

Acho que é muito catártico. Acho estranhamente reconfortante ver algo que é tão real e humano neste momento de histeria, histeria, risos cínicos e exatamente esse cinismo. E, então, eu fiquei tipo, 'Bem, talvez você esteja errado. "E então começou a mudar e as pessoas começaram a entender. E nosso público está realmente crescendo e a HBO está realmente feliz. E isso foi legal.

Foi catártico para mim porque. Bem, você aprende que precisa se curar, também precisa se perdoar. E, essa é a parte mais difícil, curiosamente. Não é perdoar as outras pessoas, é realmente perdoar a si mesmo e você não pode realmente perdoar ninguém até que possa se perdoar, é o que eu sinto. E assim tem sido a graça disso, se estivesse sendo completo o suficiente. Havia uma frase que eu queria acrescentar no final, onde [Dominick] diz: "Thomas estava certo. Eu sou ele", é a história dos gêmeos sendo este todo mitologicamente dividido. E está chegando à plenitude e, de alguma forma, sinto que, no final, fiz essa jornada um pouco mais do que estava quando comecei, um pouco mais como perdão e para mim também, o que é realmente a parte difícil.

Vincent Schilling: Eu vi a realidade em tudo que você fez. E não importa o que mais alguém neste mundo diga, eu o reconheci. Isso ressoou comigo. E não posso falar por todos, mas acredito que muitas pessoas nativas também entenderão.

Mark Ruffalo: Sério?

Vincent Schilling: Sim. Às vezes, a América Central pode ficar chateada se houver muito açúcar em suas Cheerios. Mas tantas pessoas nativas - na minha opinião - podem reconhecer e sentir mais facilmente uma ressonância com a luta extrema que o seu personagem experimenta.
Então, Mark, eu seria dispensado se não reconhecesse seus esforços como aliados da região indígena. Muitas pessoas na região indígena expressaram abertamente seu apreço por seus esforços em ajudar os nativos a divulgar sua voz, que de outra forma não teriam voz.

Mark Ruffalo: Eu sei, e é incrível. Porque está criando raízes, é como se cada passo fosse um pouco mais profundo e um pouco mais engajado e as pessoas estivessem ouvindo e o mundo estivesse ouvindo e é emocionante, cara. E eu não tive nada a ver com isso. Esse é o povo nativo. Essa é a resiliência.

Vincent Schilling: Sim, você fez. Mark. Você também pode estar nisso.

Mark Ruffalo: Eu gosto de estar lá.



Vincent Schilling: Por que é tão importante para você fazer tanto como aliado da região indígena?

Mark Ruffalo: Eu não sei, há algo parecido lá. É uma resposta à doçura do povo nativo que conheço e depois à injustiça. É tão surpreendente para mim. Eu sinto o mesmo sobre as pessoas de cor na América. É apenas a profundidade da injustiça. E isso é realmente emocionante para mim. É apenas a quantidade de coração, humildade e decência. E qualquer que seja essa luta, ela deixou - pelo que sei e pelo que vi - o povo nativo com essa sabedoria, humildade e corações realmente muito profundos.

Eu disse ao meu amigo Chuck:  Os nativos se encolhem quando você diz algo difícil contra alguém, mesmo que seja alguém que esteja fazendo errado. Eu posso ver isso. Eles riem, mas é uma risada desconfortável e eles nunca realmente querem se envolver nisso. Eu era como, o que é isso? 'Ele era como,' Nós amamos tão profundamente do nosso coração e todos somos parentes. Realmente vemos que o mundo está todo relacionado ",

É muito emocionante para mim e eu me identifico com isso. E algumas das cerimônias que fiz, obtive muito disso. Sei que muitas histórias foram perdidas e sei que, por causa dos internatos, sei que houve uma campanha ativa para acabar com o conhecimento do povo indígena, sua cultura e que estava ativa no mais alto nível de governo do país. Estados Unidos. Isso é uma pena para mim e eu sinto que vocês pertencem aqui e se alguma coisa é americana, é você, e as pessoas não entendem isso, mas todo o nosso governo foi fundado no conceito de governança nativa americana.

Vincent Schilling: Sim, eu entendo, nosso sistema de freios e contrapesos foi formado com base no sistema de crenças iroqueses da Câmara, do Senado e do gabinete do presidente. Mas havia outro conselho que os antepassados ​​incluíam, e esse era o Conselho das Mulheres Anciãs.

Mark Ruffalo: Eu sei.

Vincent Schilling: E ​​o Conselho das Anciãs poderia remover um chefe de sua posição se não gostassem dele. Agora, é claro, os pais fundadores não teriam esse cargo, mas você pode imaginar se tivéssemos um conselho de mulheres que pudesse remover nosso presidente de seu cargo?

Mark Ruffalo: Oh meu Deus!

Vincent Schilling: Então, basicamente, tudo o que eles fizeram foi criar outro patriarcado. E se eles tivessem feito isso, um cara me perguntou uma vez: "Bem, qual é o sentido de ser chefe?" Eu disse: "Esse é exatamente o ponto". Deve ser o tipo de chefe que as mulheres permitiriam que você ainda estivesse lá. Se você é, então você está fazendo certo.

Mark Ruffalo: Isso mesmo.



Vincent Schilling: Quero mencionar mais uma coisa que notei nesta minissérie: a interação com você e Michael Greyeyes no final.

Mark Ruffalo: Eu o amo.

Vincent Schilling: é um belo momento de sua interação com ele - mesmo tendo desprezado sua irmã na escola - ele o recebeu.

Mark Ruffalo: Sim. Ele ficou tipo: 'Sabe, eu não vou virar as costas para você. Eu não vou tratá-lo dessa maneira colonial, onde tudo é bom e tudo é transacional. Eu mantenho meu espaço decentemente, porque foi isso que aprendi. Essa é a minha crença. "E isso é realmente poderoso.
Eu amo Michael, e dissemos: 'Michael, o que deveria ser isso? Qual deve ser esse momento?’ Ele nos disse.

Vincent Schilling: Você interpreta dois papeis, Dominick e seu irmão gêmeo Thomas. Mas essa história é mais do que sobre gêmeos.

Mark Ruffalo: Eles querem uma jornada pela América. Você sabe, essa divisão entre Dominick e Thomas é realmente uma versão da masculinidade que é dividida contra si mesma, que não é inteira.
“E no final, Dominick é envolvido na totalidade por uma descoberta sobre si mesmo. Isso não é um erro. Isso não é apenas um acontecimento que tem algum propósito nele. E, para mim, é isso que espero, que seja um microcosmo dessa história maior que está se desdobrando sobre integração e totalidade. E certamente devido a essa descoberta não revelada, a capacidade de Dominick de aprender com isso ... é o final apropriado da história. "


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Então, o que você achou? Comente aí.

INSTAGRAM FEED

@soratemplates