Artigo: Mark Ruffalo muda de forma como gêmeos para a jornada de auto-descoberta da HBO



Por MICHAEL ORDOÑA (Para Los Angeles Times)

Às vezes, é como o Livro de Jó, o caminho do protagonista Dominick em "I Know This Much Is True". Ele passou por testes que poderiam quebrar uma pessoa ao tentar fazer o certo por seu gêmeo paranóico-esquizofrênico, Thomas (ambos os papéis interpretados por Mark Ruffalo). Dominick não é tão virtuoso quanto a figura bíblica. Ele não pode se afastar de seus demônios porque alguns deles são ele.

"Ele está em uma jornada de autodescoberta forçada", diz Ruffalo. “A maioria das viagens de autodescoberta nos é forçada. Geralmente é algo que nos deixa muito desconfortáveis, então não vamos até sermos forçados - seja através do sofrimento, perda de uma pessoa que amamos, atingindo algum tipo de fundo ... provavelmente aprendemos mais sobre nós mesmos lá ”.

As transformações físicas de Ruffalo são notáveis: ele perdeu 9 quilos para habitar Dominick e depois ganhou 14 para Thomas. Mas é a profundidade desses retratos que definem as séries limitadas, que se preocupam muito mais com a exploração do personagem do que com o movimento da trama.

"Era realmente sobre a responsabilidade que temos um pelo outro e como, por mais difícil que seja, às vezes, é onde realmente crescemos. E não há lugar mais aparente e potente do que nas famílias ", diz Ruffalo sobre os temas que permeiam o best-seller de Wally Lamb em 1998.

"Existe a ideia de masculinidade. Não é por engano que Wally usa gêmeos e um é hiper-masculino e usa a violência para resolver todos os seus problemas, e o outro é efeminado e tem esse tipo de doçura e carinho pelo mundo ", diz ele. "De várias maneiras, [Thomas é] mais livre, porque ele não está vinculado à masculinidade tóxica que todos aprendemos a sobreviver".

Após tentativas fracassadas de fazê-lo como um longa-metragem com outros, Lamb pediu a Ruffalo, através de seu agente comum, para estrelar e produzir uma adaptação. Ruffalo lançou seu amigo Derek Cianfrance para escrever e dirigir.



Cianfrance diz que, antes de se conhecerem, ele havia tentado chamar Ruffalo para a protagonizar  seu filme "Blue Valentine" (pelo qual Ryan Gosling seria indicado ao Oscar) e brinca que ele estava bravo com ele por ter participado da comédia de estúdio "De Repente 30”(Ruffalo protesta por nunca ter recebido o roteiro de Cianfrance).

Os dois finalmente se conheceram como diretores no Festival de Cinema de Sundance de 2010, quando "Blue Valentine" e estréia de Ruffalo, "Sympathy for Delicious", estavam em competição. Cianfrance diz: “Tínhamos muito em comum, educação semelhante; nós dois éramos ítalo-americanos. E desde a primeira vez que o conheci, ele imediatamente parecia como meu irmão; nos 10 anos que passei com ele, percebi que todo mundo que o conhece se sente assim. "

No entanto, quando Ruffalo pediu que ele escrevesse e dirigisse IKTMIT anos depois, Cianfrance inicialmente se opôs por causa das preocupações técnicas.

"Eu não queria que parecesse que filmamos metade da manhã e depois Mark colocou um bigode e filmamos na segunda metade. Eu queria abraçar um processo real e fazer com que ele se tornasse duas pessoas diferentes ”, diz ele.



O caminho para o coração de um homem é através do corpo

A HBO concedeu a eles a liberdade de fazer a série como quisessem - seis episódios de uma hora, com um intervalo de seis semanas incorporado à produção para que Ruffalo se transformasse fisicamente de Dominick em Thomas.

Ruffalo diz: “Eu devo isso a Derek. Nos primeiros dias, estava indo bem, mas faltava alguma coisa. Derek me disse: 'Ei, faça 50 flexões!' No começo eu provavelmente poderia fazer 35. Quando cheguei, fiquei sem fôlego e toda a minha energia estava no meu peito, eu estava respirando com dificuldade e ele é dizia 'Vamos entrar em cena!’Isso fez Dominick muito ousado, meio que correndo para algum lugar, muito à frente de si mesmo. Derek sabia, fisicamente, como acessar o personagem.”

“Então eu fazia 50 flexões entre as tomadas, até centenas por dia, e meu peito estava ...” Ele indica com orgulho descarado sua amplitude peitoral da época. “Um dos treinadores disse: 'Santo ...! Eu contei, você... você fez 100 flexões! Nunca pensei que você fosse um cara capaz de fazer 100 flexões!’”

“Então, com Thomas, ele insistiu em que eu colocasse o peso. "Não podemos simplesmente usar um enchimento? Eu tenho 50 anos, provavelmente não é saudável para mim. ”E não é, mas ele era dizia, 'Não, cara, eu realmente acho que vai lhe dar algo que você não pode ter de outra maneira.' peso, isso me mudou.

"Ele disse: 'Veja "The Devil and Daniel Johnston"' [o documentário de 2005 sobre um músico com graves problemas de saúde mental] - foi quando Thomas meio que se solidificou para mim."

Cianfrance diz: “Para interpretar Dominick, ele havia perdido 9 quilos e estava comendo 1.000 calorias por dia. Ele estava muito, o que você chamaria de faminto. Muito alfa. Ele andava no set, apertava a mão de todo mundo, olhava nos olhos, muito Dominick.

“Nós interropemos por seis semanas para que ele pudesse ganhar esse peso como Thomas. Agora, no primeiro dia em que voltamos, Mark não apareceu no set. É muito diferente de Mark se comportar dessa maneira. Bati na porta dele e ouvi uma voz baixa em seu camarim: 'Entre'. Tão confiante e alfa quanto Dominick era, aqui estava esse tipo vulnerável de homem. Ele estava com medo de vir para o set. Ele foi arrebatado de toda a sua confiança.

“Quando entramos no set juntos, a equipe - foi uma onda de descrença que esse fosse Mark. Ele não conseguia olhar para ninguém. Ele estava andando no set com a cabeça baixa, tentando desaparecer.



Ruffalo diz: “Thomas foi uma parte muito mais difícil. Era difícil viver lá, naquele mundo de doença mental naquele nível e naquele corpo. Não é saudável. Nunca me senti bem, tive uma indigestão terrível o tempo todo e tive que comer constantemente. E essa solidão .... Nas últimas duas semanas, eu me isolei em Poughkeepsie, vendo vídeos de todas essas coisas horríveis que estavam sendo ditas - 90% das coisas que um esquizofrênico [severo] ouve são essas vozes negativas: 'Você ... perdedor, pule na frente desse carro. '”

Cianfrance diz: "Aconteceu 11 de setembro. Meu diretor assistente disse: 'Vamos ter um momento de silêncio' e todos inclinaram a cabeça. Cerca de um minuto se passou, e ouvimos essa voz fazendo uma oração pela América, e era Thomas. Ele continuou por cerca de cinco minutos, orando pelos pecados da América. Comecei a rodar as câmeras e um pouco do que ele disse foi para o corte final. Foi comovente e arrepiante que Mark tivesse passado por esse processo do Método para se tornar Thomas.

"Thomas se tornou um ser humano para nós."

O elenco inclui Juliette Lewis, que rouba a cena, John Procaccino, em uma representação em camadas do problemático padrasto dos gêmeos e Kathryn Hahn em uma performance empática como a ex-esposa de Dominick, Dessa. Philip Ettinger interpreta as versões dos gêmeos em idade universitária. Ruffalo diz que eles caminharam juntos por "50 quarteirões, cinco horas", trabalhando as fisicalidades dos personagens. Gabe Fazio fez os gêmeos para fora da câmera, dando o que Ruffalo chamou de "performances totalmente realizadas", às quais ele poderia reagir na câmera.

"Tínhamos sete versões diferentes de Thomas que eu faria para cada tomada: Thomas aos 7 anos de idade; Thomas em medicação; Thomas que está tão apaixonado por seu irmão, em admiração ”e outros, diz Ruffalo. "Eles nos levariam em direções diferentes."



Lições nas cenas

Duas cenas principais com Hahn estão entre os golpes decisivos que rompem a concha de Dominick.

Cianfrance diz: “Quando eles estão lavando a louça juntos e ele está sendo um idiota com ela, eu disse: 'Vamos fazer algo muito rápido: troque de papel'. Quando Kathryn se tornou Dominick, ela mostrou a ele que idiota ele tinha sido. . E eu acho que Mark, pela primeira vez, viu o comportamento de Dominick e como se sentiu ao conversar com a maneira como Dominick falava com as pessoas. Isso o abalou.

Ruffalo diz: "Depois de filmarmos a cena da lavagem da louça, Kathryn disse:" Acho que Dessa não o ama mais. Acho que ela nem gosta mais dele. Isso realmente me impressionou. Eu fiquei tipo, 'acho que ele precisa se desculpar'. Isso aconteceu ao ler 'The Apology' de Eve Ensler enquanto eu filmava. ”

A Cianfrance pediu que eles improvisassem o pedido de desculpas enquanto esperavam por outra configuração e os detivessem abruptamente: "'Nós vamos filmar isso amanhã.' Nós nem escrevemos a cena, apenas a improvisamos.

"Então, esse é o Take 1. Nós não precisamos de outro, porque estava tudo lá. A reação dela é a reação real.

Ruffalo disse que, embora a cena não estivesse no livro, ele e Cianfrance concordaram que era essencial para um homem que precisa reconciliar diferentes partes de si mesmo para seguir em frente: "Trata-se de redenção e perdão; isso é uma parte importante disso.

Fonte: Los Angeles Times

 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Então, o que você achou? Comente aí.

INSTAGRAM FEED

@soratemplates