ENTREVISTA: MARK RUFFALO E PHILIP ETTINGER SOBRE INTERPRETAR QUATRO VERSÕES DOS MESMOS DOIS PERSONAGENS EM I KNOW THIS MUCH IS TRUE.


Ettinger e Ruffalo após a apresentação de Awake and Sing!  em 2006


O que queremos do entretenimento quando o mundo exterior parece tão sombrio? Estamos à procura de um bálsamo ou mais sal para derramar em nossas feridas? Para Mark Ruffalo e Philip Ettinger, a resposta se inclina para o último, o que faz com que sua nova minissérie da HBO, que eu sei que isso é verdade, esteja perfeitamente sintonizada com o momento. Ruffalo protagoniza a adaptação em seis partes do escritor e diretor Derek Cianfrance do romance de Wally Lamb em 1998, interpretando Dominick e Thomas Birdsey, irmãos gêmeos idênticos que não poderiam ser mais diferentes. No primeiro episódio do programa, Thomas, um esquizofrênico paranóico, corta sua própria mão em uma biblioteca pública como um sacrifício a Deus, e a história se recusa a deixar a cena a partir daí, pulando para frente e para trás no tempo enquanto se aprofunda nos traumas que deixou esses irmãos tão quebrados. Ettinger, um ator de 34 anos que explorou um território igualmente sombrio como um ambientalista radical em First Reformed de 2017, interpreta versões em idade universitária dos gêmeos Birdsey, o que significava que ele não apenas tinha dois personagens, mas também sincronizava suas performances com coincidir com Ruffalo, um ator que ele cresceu idolatrando. Aqui, Ruffalo e Ettinger se conectaram um dia após a estreia do show para discutir por que a arte desafiadora é mais adequada para os tempos desafiadores e a experiência catártica de trazer essa história sombria à luz. - BEN BARNA

PHILIP ETTINGER: Como você está?

 

MARK RUFFALO: Estou bem, cara. Hoje, estou me sentindo realmente cru e vulnerável, como se estivesse dobra e fiz xixi na mesa de café dos pais da minha namorada, pensando que estava me divertindo. E então eu acordo na manhã seguinte dizendo para mim mesmo: "Oh, merda. O que eu fiz?"

 

ETTINGER: [Risos] Eu assisti novamente a estréia na noite passada, e é muito mais fácil vê-la uma segunda vez. Eu não conseguia nem processá-lo na primeira vez que assisti.

 

RUFFALO: Como você me acertou como Dominick? É estranho ver alguém fazendo uma versão minha - e fazendo isso tão bem.



ETTINGER: Isso significa muito vindo de você. Eu já lhe disse isso antes, mas escrevi uma carta para quando eu estava fazendo This Is Our Youth na escola de atuação, porque você sempre foi um ator que eu admiro [Ruffalo estrelou a peça de Kenneth Lonnergan quando estreou. - Estrada em 1996]. Eu me conectei a você mais do que qualquer ator, do jeito que você liderou com vulnerabilidade e coração aberto. Quando essa audição surgiu, para interpretar um jovem você, parecia que o universo estava me entregando alguma coisa. Eu assisti todas as entrevistas que você já fez e, antes de todas as noites de filmagem, assisti suas cenas de You Can Count On Me, porque tentei usá-las como modelo para a minha versão do Dominick.

 

RUFFALO: Eu acho que Dominick é uma versão de 52 anos de Terry [personagem de Ruffalo em You Can Count On Me], de uma maneira estranha.

ETTINGER: Isso é tão interessante. Você teve uma carreira tão ampla e acabou de sair dos filmes dos Vingadores. Parece que você está voltando para casa de alguma maneira?

 

RUFFALO: Sim, porque é sobre família, é classe trabalhadora, é em uma cidade pequena. São pessoas reais lidando com problemas reais de maneiras realmente humanas, e é um cara muito duro, mas há algo bonito e sensível nele. É o tipo de material que eu estava fazendo antes de fazer Vingadores. Provavelmente é o que mais me relaciona. Será que vai ser tão popular? Provavelmente não. Mas como ator, isso é muito significativo para mim. Você estava filmando Thomas antes de mim e realmente me mostrou muito desse personagem. Não sei se você conseguiu ver, mas estava puxando diretamente de você. E então tivemos uma caminhada incrível quando nos conhecemos naquela noite, conversamos sobre esses dois caras e tentamos integrar nossas performances. Isso foi realmente especial. Poucos atores estariam dispostos a fazer isso, e eu realmente aprecio você se abrir e ser vulnerável e o dar e receber que compartilhamos naquela caminhada de 40 quarteirões.



 

ETTINGER: Eu acho que aconteceu logo antes de eu começar a filmar, e eu estava totalmente nervoso. Como você disse, eu estava interpretando Thomas primeiro e queria fazer minhas próprias escolhas e seguir meu instinto. Mas eu apoio você e queria estar a serviço do seu desempenho. Naquela noite, você abriu seu coração para mim, e é algo que nunca esquecerei. Estávamos andando pelas ruas da cidade, encontrando juntos. E eu nem sabia disso, mas um dia antes de jogar Dominick, fazia flexões. E então eu descobri que você fazia flexões antes –

RUFFALO: Cada tomada.

 

ETTINGER: A energia era tão especial naquele set. Derek [Cianfrance] cria um playground onde você sente que é um organismo tentando contar uma história. Aconteceriam coisas que estavam além das escolhas intelectuais. Não sou um bom impressionista, não posso tentar copiar você. Eu apenas confiava que a energia iria funcionar sozinha.

 

RUFFALO: Você preferiu interpretar um personagem mais que o outro?

 

ETTINGER: Com Dominick, eu ficava tão bravo e frustrado, e depois ia para o meu trailer e me transformava em Thomas, e era o mais presente, aberto e empático possível. Por isso, foi libertador. Há algo sobre Thomas, ele apenas diz a verdade e vê com um certo tipo de clareza que não é embaçado por outras coisas. E quanto a você?



RUFFALO: Você teve muito mais dificuldade do que eu, porque estava interpretando os dois personagens no mesmo dia. Quão belas e delineadas essas duas performances são impressionantes. Mas eu tive uma experiência semelhante. Dominick, como você disse, tem essa armadura, ele precisa projetar força e usa a violência como a maneira final de resolver um problema, seja ele emocional ou físico. Quando comecei a interpretar Thomas, Derek estava tipo: "Deixe seu estômago ir." E eu fiquei tipo "O quê?" E ele é como, "Deixe seu estômago ir, cara. Pare de segurar seu estômago! E eu fiquei tipo, "Eu não estou segurando no meu estômago!" E eu percebi que estava segurando meu estômago em toda a minha vida como uma demonstração de masculinidade, que tenho esse núcleo forte, que se alguém aparecesse e me desse um soco no estômago, seria capaz de dar o soco. Passei toda a minha vida pronta dessa maneira. E Thomas é tão macio no estômago. Ele mostra sua barriga, essa suavidade, essa vulnerabilidade. Ele tem um tipo de liberdade sobre quem ele é. Quero dizer, o cara corta a porra da mão dele. Filmamos essa cena no dia 11 de setembro e, quando entrei e me sentei no café, todos tivemos um momento de silêncio. No momento do silêncio, comecei a orar espontaneamente, assim como Thomas começou a falar e ele estava orando pela América. E comecei a perceber que se tivéssemos ouvido Thomas, não estaríamos onde estamos hoje. O mundo seria um lugar diferente. A guerra do Iraque nunca teria acontecido. Provavelmente não teríamos um segundo mandato de Bush. Não teríamos a divisão no país que levou a Trump. É tão engraçado que aquele personagem que todos nós consideramos louco, ou de quem temos medo, era tão presciente em saber o que era certo.


ETTINGER: O que é normal? Criamos toda uma sociedade de estrutura e tempo e esses trabalhos que temos que fazer, e é isso que nos torna importantes. Sim, há uma parte de Thomas que pode se transformar em extrema paranóia, mas tomei a decisão de que ela deriva de um impulso da verdade suprema. Como você disse, ele está certo em seu impulso. Ele pode levar isso longe demais, mas há uma parte dele que é muito mais verdadeira e muito mais consciente do que quase todos os outros ao seu redor.

 


RUFFALO: Você leu o livro?

 

ETTINGER: Li metade do livro enquanto estava lendo os roteiros e depois o deixei de lado. Guardei a outra metade do livro até que tudo passe para que eu possa ter meu próprio momento.

 

RUFFALO: Entendo perfeitamente o impulso de querer encontrá-lo por conta própria. Como foi trabalhar com Derek?

ETTINGER: Quando eu me encontrei com você na lanchonete, a única coisa que você me disse foi: "Não se preocupe, ele não seguirá em frente até ter o que está procurando". Eu amo como Derek está constantemente perseguindo relâmpagos em uma garrafa e a verdade suprema. E você pensa que tem uma maneira, e então ele apenas o empurra para uma coisa completamente diferente, além de qualquer coisa que eu possa pensar intelectualmente. É o melhor.

 

RUFFALO: É tão gratificante e assustador.

 

ETTINGER: Ele tem um impulso tão refinado para assistir os atores e depois empurrá-los na direção certa. Você só precisa jogar.

 

RUFFALO: Você acha que o material é muito pesado para este momento?


ETTINGER: Fiquei imaginando como as pessoas contariam essa história durante o tempo em que estivemos, mas tenho assistido principalmente a coisas que têm muito coração e muita dor e que as pessoas lutam para sobreviver. Acho que todo mundo sentiu dor em muitos níveis diferentes, e sempre senti uma sensação de conforto e uma sensação de estar menos sozinho quando assisto histórias verídicas que lidam com coisas da vida real. Estou em um ponto da minha vida em que estou tentando ser honesto com meus próprios traumas e dores, e é interessante como os projetos que eu tenho feito ultimamente têm sido mais um mergulho interno em algumas coisas difíceis.


RUFFALO: Todo mundo quer ficar histérico agora, apenas rir da merda do penhasco, mas o que vejo é um mundo cheio de muita dor, sofrimento e perda. E dizer a verdade sobre isso na arte é um ato catártico, um lembrete de quem somos como seres humanos em um momento em que sinto que o mundo em que vivemos agora é pós-humano, onde a tecnologia está realmente deixando a humanidade atrás. A imagem digital está tão cheia de informações que nossos olhos nem conseguem ver todas as informações que estão gravando. Não podemos acompanhá-lo e vivemos em nosso eu superficial da mídia social, que são apenas versões projetadas de nós mesmos, mas que não são reais ou humanas. Então, encontre algo que realmente diga a verdade sobre a experiência humana, sobre a perda, sobre o amor, sobre a conexão, sobre a responsabilidade mútua, sobre a luta por algo - todas essas coisas são um bom lembrete do que é ser um ser humano num tempo que é tão desumano.


ETTINGER: Eu sinto que uma parte tão importante da luta de apenas viver é nos sentirmos conectados um ao outro, para entender que não estamos sozinhos.

Fonte: Interview Magazine


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Então, o que você achou? Comente aí.

INSTAGRAM FEED

@soratemplates