Como diretor, Derek Cianfrance geralmente tem uma voz importante
na determinação de quem será escolhido para o projeto. Mas no caso da adaptação
da HBO de “Eu sei que isso é verdade”, de Wally Lamb, Mark Ruffalo já estava no
lugar para estrelar Dominick Birdsey e seu irmão gêmeo, Thomas, quando a
Cianfrance assinou. De fato, Ruffalo, que teve a opção no romance de 1998 e
também estava programado para atuar como produtor executivo, foi o motivo pelo
qual a Cianfrance assinou.
“Mark sempre foi um dos meus atores favoritos. Eu tentei colocá-lo
em 'Blue Valentine' em meados dos anos 2000 e ele preferiu fazer '13 Going 30
'', diz Cianfrance. "Sentamos para tomar café juntos e minha resposta foi
'sim' antes mesmo de ler o material."
O vínculo que os dois formaram era essencial para o nível de
confiança necessário no set, porque havia muitas cenas que mostravam Ruffalo
como os dois irmãos - e essas sequências foram filmadas com seis semanas de
intervalo. Eles começaram com Ruffalo interpretando Dominick, em parte porque
"pensamos que Mark poderia ganhar peso mais facilmente nessas seis semanas
do que ele poderia perder peso", diz Cianfrance. Além disso, Ruffalo
observa: "queríamos que Thomas tivesse um corte de cabelo institucional e não
havia maneira rápida de meu cabelo crescer e nenhum de nós queria que eu usasse
uma peruca".
Embora os personagens sejam gêmeos idênticos, suas experiências
diferentes ao longo de quatro décadas moldaram sua fisicalidade na parte atual
da história. Thomas é um esquizofrênico que esteve dentro e fora de
instituições, e "toda essa medicação nele o faz inchar e muda sua
personalidade e postura", diz Ruffalo. Enquanto isso, seu irmão é seu
cuidador - e alguém que geralmente se afasta do estresse que advém dessa
posição.
"Dominick, de uma maneira estranha, é mais difícil de jogar", diz Ruffalo. "Thomas pode ser o que ele está sentindo a qualquer momento; Dominick precisa se manter unido.
Também integrante desse processo estava Gabe Fazio, que atuou como Thomas quando Ruffalo estava jogando Dominick e vice-versa. Fazio também passou pelo processo de ganhar e perder peso para combinar com a aparência e a linguagem corporal do personagem apropriado, mas seu desempenho acabou sendo apagado quando Ruffalo foi composto no corte final. (Fazio pode estar na tela em outro papel, no entanto.)
"No início de nosso ensaio, Mark costumava me dizer: 'Não é
assim que eu faria' '", lembra Cianfrance. “E eu diria a Mark: Pense em
Dominick e Thomas. Thomas não está agindo da maneira que Dominick quer, então
use isso - tente fazer com que ele se comporte da maneira que você quer que ele
se comporte. Isso só vai aumentar a química dos personagens. "
Inspirada na cena em “Fogo contra
Fogo”, na qual Al Pacino e Robert De Niro se sentam um em frente
ao outro em uma lanchonete, Cianfrance se inclinou para um estilo de shot-countershot para cenas que apresentavam os irmãos,
mostrando apenas os dois rostos na mesma tela enquadrar em momentos especiais e
selecionados.
Ele também se certificou de ficar o mais próximo possível de seus
atores, incluindo se espremer no banco de trás de um veículo durante uma cena
tensa em que Thomas enlouquece e vê seu irmão, que está dirigindo, como um
demônio.
“Derek e eu trabalhamos juntos nos roteiros, na caracterização e
na fisicalização [e] na aparência - e éramos simpáticos”, diz Ruffalo.
"Chegou a um ponto em que ele nem precisava me dar uma nota; eu podia
sentir o que ele precisava de mim".
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