Entrevista: Mark Ruffalo fala sobre “Perder a confiança pouco antes de filmar 'I know this much is true'

Do escritor / diretor Derek Cianfrance e baseada no premiado romance homônimo de Wally Lamb, a série limitada em seis partes da HBO I Know This Much Is True segue irmãos gêmeos idênticos Dominick e Thomas Birdsey (interpretados em duas grandes performances de Mark Ruffalo) em seus caminhos de vida muito diferentes. É uma saga familiar de sacrifício e perdão, que começa no presente no início dos anos 90 e mergulha em diferentes estágios de suas vidas, pois destaca como as doenças mentais afetam a todos, incluindo aquele que sofre diretamente com ela.

Durante o dia da imprensa virtual para a série limitada, o ator / produtor executivo Mark Ruffalo conversou com Collider nesta entrevista individual sobre inicialmente ser um pouco descuidado com o desafio de enfrentar dois papéis, a experiência de colaboração com o cineasta Derek Cianfrance, trabalhando com esse incrível grupo de co-estrelas, por que ele ansiava por uma história tão humana, como as filmagens em filmes de 35 mm afetaram a filmagem e o que ele aprendeu ao ser produtor. Ele também falou sobre os projetos que está desenvolvendo no momento e o que o fez querer explorar a história De “The Source Family”.



Collider: Quando você assumiu isso, como ator e produtor, você percebeu completamente no que estava se metendo? Obviamente, você sabia que haveria desafios, mas você entendeu completamente os desafios necessários para interpretar esses dois caras?

MARK RUFFALO: Não. Eu fui um pouco descuidado com isso. Eu estava no final dos meus 40 anos e estava no meio de filmar dois filmes de franquia, e estava me sentindo bastante invencível. E então, cheguei aos 50 e, é claro, perdi toda a minha confiança. Eu estava enfrentando esse enorme desafio e pensando: como diabos eu vou fazer isso? Eu mordi um pouco mais do que podia mastigar. Eu queria me preparar para o fato de que isso seria apenas um desastre.


Você se sentiu assim continuamente, durante as filmagens ou depois de entrar, não havia mais tempo para pensar nisso?

RUFFALO: Bem, quando eu estava lá, Derek [Cianfrance] simplesmente não deixava isso ser nada menos que, se não era bom, pelo menos honesto. E se não for honesto, pelo menos imediato, ou honestamente desonesto. Se você está realmente fazendo um bom trabalho, no final do dia, você precisa jogar fora a preparação e se jogar no vazio. É disso que se trata, na verdade. Isso era apenas aparecer todos os dias e conhecer suas falas, ter feito tudo isso, mas no final do dia, você joga isso fora e apenas pula para dentro. É nisso que Derek é um mestre. Ele não tem tempo para fingir ou consolar. Ele quer desconforto e honestidade, e você não pode se preparar para isso. A única coisa que você realmente pode fazer é aparecer e ser o mais honesto possível, com o local onde está. Então, eu aparecia e dizia: "Não sei o que diabos estou fazendo". E ele dizia: "Bem, vamos filmar isso. Dominick não sabe o que diabos está fazendo, então será um ótimo filme. " Quando cheguei a Thomas, tive um tempo de inatividade e podia começar a me enlouquecer todos os dias. Eu tinha seis semanas de folga e fiquei tipo: “Como diabos eu vou fazer isso, Derek? Eu pensei que sabia o que estava fazendo, mas não sei. " E ele dizia, “Apenas apareça e seja esta versão vulnerável de si mesmo. É isso que Thomas é. " Então, nós basicamente nos encontramos nessas partes e nesta peça, e contamos essa história.


Você realmente interage com um grupo tão fantástico de mulheres, com Melissa Leo, Kathryn Hahn, Juliette Lewis, Imogen Poots, Rosie O'Donnell e Archie Panjabi. Como foi compartilhar cenas com elas? Parecia que todos eles abordaram o ofício e o material de maneiras diferentes?

RUFFALO: Sim, mas como eu disse, não importa qual seja a sua abordagem, quando você estiver lá, Derek quer esse imediatismo. Ele quer esse sentimento, isso está acontecendo pela primeira vez, agora, e nunca mais acontecerá, de nenhuma outra maneira. E quanto mais pudermos nos jogar lá fora e ver onde pousamos, melhor. ” Ele dizia: “Quero que você seja ruim. Eu não quero que você seja bom. " Ou ele dizia: "Bem, essa foi uma ótima performance de Rosie O'Donnell. Essa foi uma ótima performance de Mark Ruffalo. Mas quero ver Dominick e Lisa Sheffer. E assim, iríamos até que isso acontecesse. Em última análise, todas essas atrizes estão apenas procurando algo emocional e honesto. É por isso que as escalamos, e é por isso que elas são tão boas porque estão dispostas a fazer isso. Nenhuma delas estava pendurado na aparência ou protegendo a imagem. Nenhuma deles fez isso, e acho que é por isso que eles são tão boas. A outra coisa é que todas as mulheres ensinam Dominick como ser um ser humano.




Muitos desses relacionamentos são compartilhados apenas através de conversas e momentos tranquilos entre os personagens, o que era tão interessante de assistir e ainda tão emocionalmente emocionante.

RUFFALO: Isso é lindo. Hoje há muito entretenimento por aí que nos leva para fora de nós mesmos. Há muito para nos manter ocupados de ter que sentir mais alguma coisa ou enfrentar qualquer coisa. Há esse traço louco para preencher o silêncio, para não ficarmos desconfortáveis. Criamos versões de nós mesmos para as mídias sociais. E eu estava apenas desejando algo que éramos nós, e éramos quem realmente somos, quando as câmeras estão desligadas. Até nossos reality shows de hoje são irreais. Está se tornando cada vez mais histérico e caótico, ocupado e barulhento e vulgar. Tudo o que estamos tentando fazer, como sociedade, é ficar o mais longe possível de nós mesmos. E assim, quando você vê algo que está mergulhando de volta no que realmente é a vida, é muito emocionante.


Como filmar isso em  35 mm afetou as coisas durante as filmagens? Isso fez as coisas parecerem muito mais imediatas? 

RUFFALO: Sim. Com o digital, você continua filmando. Não há começo nem fim. Não tem o mesmo senso de sacralidade. Quando você sabe que tem nove ou 20 minutos, a partir do momento em que pronuncia ação até o momento em que lança, e Derek nunca disse: "Corta!", Continuaríamos agindo até a câmera ser lançada. Foi assim que fizemos. Mas entre esses momentos, era sagrado. Há uma quantidade finita de filme e é caro, por isso tem um valor e o tempo de exibição é muito especial. Você tem um momento para pegá-lo e, se você não estiver naquele momento e não estiver cristalizado, sentirá falta. E então, você precisa recarregar a câmera e o momento se foi. Por causa disso e por causa da aparência e do aspecto analógico, existe apenas algo que você pode manter, na era digital, onde criamos uma dimensão totalmente diferente da realidade que está tomando conta de nossas vidas, e é mais rápido que o cérebro humano e o olho humano. É estranho para nós, a esse respeito. Está além de nós. E assim, ter algo feito à mão, neste momento, que é o físico real que você pode tocar e sentir, parece muito reconfortante para mim, neste momento. Até o visual é muito reconfortante.


Desde que você esteve tão envolvido nisso, o que aprendeu com esta produção que acha que ajudará na próxima produção que você produzir?

RUFFALO: Meu estilo, como produtor, é realmente estar em colaboração radical com as pessoas. Quanto mais eu faço agora, mais poderoso eu vejo que pode ser. Você seleciona e reúne as peças e usa seu gosto para criar uma estrutura, no material e no talento. Mas, em última análise, o que aprendi é que o que funciona melhor para essa alta mentalidade é que você reúne essa equipe e cria um espaço para que ela seja a melhor versão de si mesma. Você está empurrando as coisas e, claro, tudo é liderado por um diretor como Derek. Existem produtores que são muito hierárquicos em sua abordagem, e isso não sou eu. Quero trazer todos em pé de igualdade. Essa é a única coisa que aprendi com isso. Essa é a única coisa que me excita e me diz que essa é a melhor maneira de fazer isso. É engraçado, é uma abordagem mais feminina para um projeto. Tínhamos tantas mulheres trabalhando em nosso programa, e eu as assistia trabalhar. Elas trabalham de maneira diferente do que os homens. É muito mais colaborativo. O ego simplesmente não está presente, da mesma maneira. Eu acho que funciona muito bem para produzir. Claro, existem outras maneiras, e há muitas evidências anedóticas para dizer que você pode ser um idiota fora de controle e ainda assim produzir um ótimo produto. Isso não é algo que me interessa.


Você tem algo alinhado que espera fazer a seguir, assim que a produção voltar a funcionar?

RUFFALO: Há algumas coisas que eu tenho conversado. Leva muito tempo até fazer funcionar e negociar com as pessoas. Há algumas coisas que estou pensando em fazer há muito tempo e tentando seguir em frente. “The Source Family” é um desses projetos. E então, há um podcast que Sunrise (sua esposa) ouviu, e estamos conversando com as pessoas que o criaram sobre a possibilidade de fazer um show nisso. No momento, estamos enfrentando essa pandemia, alimentando as crianças, tentando manter a casa limpa e apenas nos inclinando para a experiência de conseguir esses últimos minutos dos meus adolescentes, antes de começarem suas vidas.


O que há em “The Source Family” que lhe interessou?

RUFFALO: É complexo. É um momento específico da história americana, quando havia todos esses garotos boomers que eram criados como garotos latchkey. Era basicamente: "Coloque no outro quarto até parar de chorar". Então, você teve toda essa geração de filhos sem pai e filhos negligenciados, que querem profundamente um pai e uma família, e um senso de lugar e pertencimento. E então, você teve essa explosão desse espiritualismo, começando nos anos 60 dos anos 60 e mudando para os anos 70, e então você teve esse cara, padre Yod, no meio disso tudo. É uma piada, por um lado. Você pode ver isso apenas como uma grande piada, mas há uma história mais profunda e interessante, quando você vê quão profundamente as pessoas que passaram por ela foram impactadas por ela. É engraçado, interessante e bizarro. Esse personagem messiânico e até milagroso, às vezes, em seu compromisso com esse grupo de pessoas, seu amor por eles e a responsabilidade que ele assume, sendo o pai comunal deles. É apenas uma história, momento, personagem e grupo de pessoas realmente fascinantes, em uma época e local muito específico da história americana.


“ Garotos latchkey: é uma criança que volta para uma casa vazia depois da escola ou uma criança que geralmente fica em casa sem supervisão, porque seus pais estão fora do trabalho.

“Garotost Boomer”: Um baby boomer é uma pessoa nascida entre 1946 e 1964 na Europa, Estados Unidos, Canadá ou Austrália. Depois da Segunda Guerra Mundial estes países experimentaram um súbito aumento de natalidade, que ficou conhecido como baby boom.


Essa entrevista foi concedida dias antes da estréia de I Know This Much is True para o site Collider.


 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Então, o que você achou? Comente aí.

INSTAGRAM FEED

@soratemplates