Entrevista: Mark Ruffalo acredita que artistas devem se envolver em questões políticas


Atualmente envolvido com as filmagens de Foxcatcher, Mark Ruffalo reservou um tempinho para falar ao site "Salon" sobre seu envolvimento com questões políticas e sociais. Tradução feita com a ajuda do Google tradutor. =)



Mark Ruffalo, o destaque no maior sucesso do ano passado, "Os Vingadores", tem dividido o seu tempo entre atuação e o ativismo: Ele trabalhou com os nova-iorquinos Contra Fracking para conscientização sobre o método de perfuração ambientalmente destrutivo.

Na ocasião do lançamento de "Promise Land", o drama anti-fracking de Matt Damon  (que abriu suavemente nas bilheterias e não ganhou muitos críticos), Ruffalo durante as filmagens de "Foxcatcher"  de Bennett Miller para discutir os desafios da fusão arte e política.


Você já viu "Promise Land"?

Eu não pude  ver ainda - eu tenho trabalhado em um coronograma bastante cansativo aqui em Pittsburgh. Mas eu sei muito sobre ele. Eu conheço Matt, e falamos sobre isso - ele não queria fazer uma polêmica. Eu entendo isso. Eu sou pró-casamento gay. E quando eu li "The Kids Are All Right" [para o qual Ruffalo foi nomeado para um Oscar], pensei, Isso seria uma ótima maneira de mostrar o lado humano desse debate. Encontro-me interessado no lado humano da história mais do que a estrutura de poder absoluto e de como isso funciona, e lobby. Eu gostaria de ser um escritor melhor e poderia criar algo que pudesse fazê-lo. Eu não encontrei nada ainda que virou minha cabeça e me fez sentir que é o que eu preciso fazer.


Por que há tão poucos os filmes políticos nos dias de hoje? A década de 1970, por exemplo, forai uma idade de ouro, por comparação.

Muito disso tem a ver com o financiamento e acessibilidade. É mais difícil de bater em frente como em "
All the President’s Men", ou " Three Days of the Condor ", ou esses filmes que saíram nos anos 70, que foram politicamente carregadas. Nós ainda os temos. Se você for mostrar o que aconteceu no Iraque, você terá o problema de financiamento e acessibilidade e, os órgãos do governo são realmente pesadas sobre a propaganda e o que eles querem ver no mundo. Eles são como uma corporação, eles têm marcas em suas insígnias, em seu armamento. Você tem que pegar aquelas coisas apagadas. Deveria haver uma linha entre a propaganda que país quer dar ao seu povo, e as pessoas que estão fazendo a arte.

Mas "Os Vingadores", co-estrelado por Chris Evans como o Capitão América, um super-soldado dos EUA que representa o poderio militar do país e é um herói inequívoco.

"Os Vingadores" não está dizendo: Nós vamos fazer uma história estilo jornalístico sobre uma verdadeira operação militar. E mesmo que uma grande parte seja ficção, vamos dizer-lhe como um esforço jornalístico. Você olha para "Os Vingadores", e Capitão América, e uma coisa que você vê, ele é anacrônico. Ele não é mais realmente parte da cultura americana. Sua idéia de armamento é tão primitivo.

O personagem que eu interpreto é basicamente um pacifista. Mas ele também tem esta máquina gigante e verde de raiva que faz parte de sua composição. É uma espécie de uma boa metáfora para nós, para a América. A diferença entre este filme e outros filmes é que isso é uma fantasia, e quando as pessoas vão para ["Os Vingadores"], eles são muito condescendentes. Eles estão abertos a essa experiência. Culturalmente nós trabalhamos para um monte de coisas, sentados assistindo "Os Vingadores", pensando, isso é tão intenso. Não é o meu gênero favorito, mas as pessoas estão dispostas, e a suspensão de descrença é tão forte que eles estão indo tão sinceramente, juntamente com este passeio. Qual é a diferença entre este e os antigos deuses? A humanidade precisa de ter este tipo de histórias e ter esses personagens, e trabalhar alguma necessidade em sua psique. Talvez esse tipo de filme tem um lugar positivo em nossa cultura. [Os vilões] são estrangeiros. Eles não são pessoas. Você não está vendo um violento derramamento de sangue. Eu vejo isso como algo totalmente diferente.

Você se preocupa que os artistas que tomam fortes posições políticas careçamm de uma certa credibilidade?

Você ouve constantemente : Por que devemos ouvir você? Minha crença é que os atores são artistas e temos uma responsabilidade para com a cultura e para as pessoas que estão fazendo filmes sobre e para um determinado nível de honestidade. Isso foi parte da minha formação como ator. Isso foi parte e parcela com a aprendizagem ao projeto. Não foi estranho para mim e quando você olha através da arte, história e artistas sempre tiveram uma mão em movimentos políticos, em mudanças no pensamento cultural. É parte da nossa função cultural. Mas, saindo dos anos 70, o Vietnã e, mais especificamente, há uma facção de extrema-direita entrincheirada nos EUA

Para mim, é [comparável a] a Guerra do Iraque. Eles desligaram a linha de imprensa do Oscar na noite antes da Guerra do Iraque. Eles desligaram a linha de imprensa para os Globos de Ouro. Os únicos que se recusaram a desligar a linha de imprensa foram os Independent Spirit Awards. Eu tinha alguém da CNN que me perguntou o que eu achava que ia acontecer com as pessoas que falaram sobre a Guerra do Iraque. Eu nunca tinha ouvido falar de uma lista negra. CNN estava empurrando esta história, teve um efeito inibidor sobre todos os artistas nos que estavam ali. Onde é que isso veio? Tornou-se um assassinato de caráter. Isso tem um efeito negativo sobre os artistas, e eles perderam a sua voz por um longo tempo. Eu era uma das poucas pessoas que falava em voz alta e publicamente contra a guerra no Iraque - mas ninguém deu a mínima, porque eu era um ator indie.

Você pessoalmente, foi atacado?

Eu já fui chamado de aventureiro, eu já fui chamado de liberal elitista. Eu fui chamado de um monte de nomes. A única coisa que eles não têm sido capazes de fazer é atacar a minha vida pessoal. Eu vivo uma vida tranquila, sou casado, tenho filhos. Há sempre que 25% que já bebeu o Kool-Aid  na ala direita ou de esquerda ou o que quer que eles tenham arraigado na ideologia de que eles não vão mudar suas crenças. Essas não são as pessoas que eu estou interessado. Pesquisas mostram que os americanos não confiam na indústria de petróleo e gás por uma boa razão. Eles não estão ganhando. Olha o que eles estão fazendo com o filme de Matt. Eles estão fazendo o comercial estúpido em que eles vão gastar centenas de milhares de dólares em desacreditar o filme, basicamente para dizer que estes são apenas atores. Eles não sabem o que diabos eles estão falando.

Você acha que você vai acabar perdendo que 25% da audiência, embora?

Talvez! Eu não tendo a me preocupar com isso. Há coisas acima disso. questões morais. Há coisas que acima de minha capacidade de ganhar dinheiro e ser capaz de dizer venha e veja meu filme. Esse é o meu sentimento. Eu tenho sido cada vez mais franco e me sentindo vingado, e é como se... Você estava certo sobre a Guerra do Iraque, quando as pessoas tinham medo de falar sobre isso e você está certo hoje. Eu tenho que seguir meu coração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Então, o que você achou? Comente aí.

INSTAGRAM FEED

@soratemplates