Entrevista: Mark Ruffalo discute família e sofrimento em sua nova série 'I Know this much is true'


Transcrição de uma entrevista concedida a um programa de rádio (ou podcast) no dia 14 de junho, quando foi ao ar o ultimo episódio de I Know This Much Is True.


" I Know This Much Is True " é uma série de seis partes da HBO Max adaptada do best-seller de mesmo nome. Ele abre com um ato de protesto na forma de auto-mutilação. Foi cometido em uma biblioteca de Connecticut por Thomas, que tem esquizofrenia paranóica. Mais tarde, ele é institucionalizado. E ele é interpretado por Mark Ruffalo. Ruffalo também interpreta o gêmeo de Thomas, Dominick, a quem ele é dedicado e ressentido. O final da série é hoje à noite, e Mark Ruffalo se junta a nós agora. Bem-vindo ao programa.


MARK RUFFALO: Obrigado por me receber, Lulu.

 

GARCIA-NAVARRO: Fico feliz em tê-lo aqui. Doença mental - certo? - é uma coisa tão complicada, especialmente na maneira como ocorre nas famílias - como elas reagem, que efeito isso tem. E isso mergulha diretamente no coração disso, olhando realmente para o relacionamento entre esses dois irmãos. Eu quero começar falando sobre Dominick. Ele tem essa briga entre seus desejos e o que ele sente são suas obrigações, certo?


RUFFALO: Você sabe, ele vem deste contexto italiano que é tão voltado para a família - também cheio de segredos de família. Mas, você sabe, a maneira como os imigrantes sobreviveram estava cuidando da família em alguns aspectos. Mas ele está basicamente, em grande sentido, desistindo de sua vida porque a quantidade de cuidados necessários é muito grande.


GARCIA-NAVARRO: E como Thomas vê o relacionamento deles?

 


RUFFALO: Thomas é uma pessoa que vive com esquizofrenia no programa. E à medida que a doença progride, ele se torna cada vez mais separado da realidade. E esse relacionamento está, de certa forma, meio que desintegrando todas as maneiras normais pelas quais as pessoas se relacionam.


GARCIA-NAVARRO: O livro de Wally Lamb foi lançado em 1998. Hollywood ficou imediatamente interessado. Mas isso não aconteceu, em parte porque era um livro tão grande e complicado, certo? Acho que tem 900 páginas.

 

RUFFALO: Sim. Eu - você sabe, foi engraçado. Eu não tinha lido o livro, apesar de que ele estava na lista dos dez melhores de tantas pessoas que eu amava e admirava. E assim - e eu deitei na cama o fim de semana inteiro, feliz, e o devorei. Foi tão profundo e emocionante para mim que - essa história de imigrantes ítalo-americanos, você sabe, eram pessoas reais. Você sabe (risos) não era esse gênero de gangster que é o único relacionamento que temos dos ítalo-americanos.


GARCIA-NAVARRO: E você é de uma família de imigrantes italianos.

 

RUFFALO: Sim. Então meu avô começou como pintor de casas e veio da Calábria sem nada e teve que abandonar e lutar em uma cultura racista, sabe, que viu os italianos como, sabe, menos que os humanos, e assimilar e vá para o sonho americano. Você sabe, era um mundo de cão-come-cão, e esse é o mundo que eu vi no livro.


GARCIA-NAVARRO: Você escreveu uma carta que acabou nas mãos do autor, Wally Lamb. E há uma linha sobre a qual quero perguntar. Você escreveu, culturalmente, que estamos mais preparados para lidar com esse material dessa maneira do que nunca. Diga-me o que isso significa.

 



RUFFALO: Naquele momento, estávamos tendo uma discussão real sobre imigração e o que é ser americano.

 

GARCIA-NAVARRO: Isso foi em 2015, certo?

 

RUFFALO: Sim. E eu senti que, por causa de doença mental, por causa da conversa que tínhamos sobre doença mental, por causa da conversa que tínhamos sobre imigração e da conversa que tínhamos sobre masculinidade, parecia que era a hora. Você não poderia contar essa história há 16 anos.

A razão pela qual eles não conseguiram um rascunho que consideravam ser resgatável o suficiente para se comprometer com o filme foi porque não poderia ser um filme. Tinha que ser serializado para ter amplitude e profundidade. E esse foi o discurso que dei a Wally. E, você sabe, acho que foi o que o vendeu com a ideia (risos) de basicamente me dar o projeto com um aperto de mão.

 

GARCIA-NAVARRO: Falando em momentos culturais, você é um ativista. Há muita coisa acontecendo agora. Sabe, nós vimos muita reação a algum ativismo recente de celebridade. Estou pensando no PSA recente sobre assumir a responsabilidade pelo racismo filmado em preto e branco.

 

RUFFALO: Sim.


GARCIA-NAVARRO: O que você vê como seu papel agora?

 

RUFFALO: Primeiro de tudo, a maneira de fazer ativismo é ouvindo, usando sua popularidade para atrair a luz para você, as luzes e as câmeras para você, e depois lançar as pessoas que precisamos ouvir para os holofotes. Estou lidando com a interseção entre racismo e mudança climática há anos e certificando-me de que essas pessoas são quem estamos ouvindo - ou tentei fazer isso o máximo possível, sabe?  Você sabe, as pessoas querem ver ação agora. Passamos do ponto em que uma celebridade pode apenas fazer um vídeo e dizer às pessoas o que fazer, e isso vai comover as pessoas. Você sabe, nós fazemos isso há décadas. Agora temos que colocar nossos corpos, dinheiro e tempo e conforto em risco. É isso que está sendo pedido de nós. Quando nos pedem para ser aliados, é isso que nos está sendo pedido.


GARCIA-NAVARRO: Mark Ruffalo. O final da série "Eu sei que isso é verdade" será hoje à noite na HBO Max. Muito obrigado.


RUFFALO: Obrigado.


Fonte: NPR. ORG


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Então, o que você achou? Comente aí.

INSTAGRAM FEED

@soratemplates